No dia 1 de Novembro, em Houston, Texas, o Embaixador Agostinho Van-Dúnem participou de uma recepção em comemoração ao Dia da Independência de Angola, organizada pelo Consulado Geral de Angola. O evento contou com a presença de autoridades locais, membros do congresso, diplomatas e a comunidade angolana em Houston.
A Cônsul Geral, Ana Paula do Nascimento, fez um discurso destacando a história da independência de Angola, lembrando figuras como o presidente Agostinho Neto, e ressaltou os avanços nas infraestruturas do país, com o apoio dos EUA. A diplomata mencionou a futura visita do presidente Joe Biden a Angola e a 17ª Cimeira de Negócios EUA-África como sinais da forte cooperação entre os países.
O Embaixador Agostinho Van-Dúnem, ressaltou no seu discurso, endossando as palavras da Cônsul e reforçou a importância da Parceria Global para Infraestrutura e Investimento, tendo mencionado o Corredor do Lobito como uma via estratégica para o desenvolvimento e integração regional, que fortalece Angola como um HUB logístico. Na sua alocução, o Embaixador incentivou que os 50 anos de independência que serão assinalados no próximo ano, sejam celebrados em reconhecimento ao progresso alcançado, com apoio de parceiros e de angolanos, no país e no exterior.
Neste contexto, destacou o papel vital que cada membro da diáspora angolana, desempenha como Embaixador informal de Angola, representando a cultura, os valores e o potencial do país no exterior.
Em representação do prefeito de Houston, os vereadores Edward Pollard e Tiffany Thomas entregaram uma proclamação do Dia da Independência à Cônsul Geral. O deputado Al Green homenageou a Cônsul com um Certificado de Honra, e ressaltou a contribuição dos angolanos para o desenvolvimento dos EUA. A celebração contou com música ao vivo, danças e desfile de moda.