Apuramento adiado em noite de bis de CR7 - Gestifute

Compatibilità
Salva(0)
Condividi

Qualificação Mundial’2026
Apuramento adiado em noite de bis de CR7

Quase, quase, quase, mas ainda não foi na noite desta terça-feira que Portugal oficializou a sua presença no Mundial das Américas do próximo ano. Cristiano Ronaldo bisou, estabeleceu novo recorde pessoal, fez a remontada, mas a Hungria, por Szoboszlai, despejou um enorme e gelado balde de água em pleno Estádio de Alvalade, empatando em período de descontos, e adiou a 14ª qualificação da história da equipa portuguesa para fases finais (no somatório de Europeus e Mundiais). Continua, assim, a faltar uma vitória para que o apuramento seja selado e Novembro será o mês de todas as decisões.

O até agora imaculado trajecto de Portugal sofreu o primeiro revés e o sinal foi dado logo a abrir o jogo. A Hungria entrou a ganhar, num lance de bola parada em que Szalai se impôs de cabeça na marcação de um canto., mas a reacção lusa foi boa. Ainda antes do intervalo, Cristiano Ronaldo estava lá para encostar com o pé esquerdo um cruzamento de Nélson Semedo e também estava lá para rematar de primeira uma bola cruzada na perfeição por Nuno Mendes. O capitão assumia assim a liderança dos melhores marcadores da história das qualificações para Campeonatos do Mundo, com 41 golos, deixando para trás o anterior líder, Carlos Ruiz, com 39.

A Hungria, graças ao seu futebol rápido nas transições, ia provocando alguns problemas, mas Portugal criou oportunidades suficientes para matar o jogo, duas delas consecutivas e com o mesmo desfecho: o poste esquerdo da baliza de Toth. Primeiro num pontapé extraordinário de meia-distância de Rúben Dias e de seguida num remate de Bruno Fernandes. É certo que Szalai pouco depois também cabeceou ao poste, mas o caudal ofensivo de Portugal obrigava a que a qualificação ficasse fechada. Não foi assim e a equipa portuguesa viu a garantia do apuramento esvair-se aos 90+1’, numa desatenção aproveitada por Szoboszlai, que só teve de emendar uma bola cruzada por Lukacs.

Um grande balde de água fria e a qualificação a ficar adiada para a próxima jornada dupla de 13 e 16 de Novembro, em que Portugal vai à Irlanda para depois receber a Arménia no Estádio do Dragão. A equipa portuguesa segue no primeiro lugar do Grupo F com 10 pontos, mais 5 do que a Hungria. A Irlanda soma 4 e a Arménia 3.

Recapiti
Media Gestifute